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Curso para Professores

* Como desenvolver nos alunos as competências cognitivas avaliadas pelo ENADE?

* Como solucionar a diferença entre as didáticas praticadas na IES e o modelo avaliativo do ENADE?

* Como capacitar os professores para elaborar questões, provas e avaliações correspondentes ao ENADE?

TURMAS EXCLUSIVAS PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Os resultados no ENADE atualmente são críticos no valor a ser atribuído à IES. Na prática, cursos podem ser autorizados ou não, mantidos ou fechados em função do desempenho alcançado.

Os alunos são avaliados pelo MEC de uma forma que, salvo algumas exceções, não corres­ponde às experiências de ensino-aprendizagem vivenciadas no ambiente acadêmico.

Para eliminar tal condição as instituições começam a exigir dos docentes atuações alinhadas com o modelo avaliativo adotado pelo MEC, contudo, sem muitos estarem preparados tecnicamente.

O problema surge no como desenvolver as competências e habilidades cognitivas através das mais diferentes disciplinas e cursos.

Nesse contexto surgem os cursos Competências Cognitivas & Pensamento Crítico e Competências Argumentativas & Pensamento Crítico cujo objetivo é sensibilizar e instrumentalizar os participantes sobre o uso de ferramentas didá­ticas desenvolvedoras das habili­dades cognitivas em qualquer atividade educacional, disciplina ou tema.

DESTAQUES:

* ENADE. Para cada habilidade cognitiva trabalhada há exemplos de questões do ENADE.

* Diversificação. Exercícios-modelo em diversas áreas (saúde, humanas, exatas), inclusive de atividades práticas laboratoriais.

* Customização. Os participantes criam exercícios promotores das habilidades junto aos seus próprios alunos em qualquer área.

* Banco de questões. Ao final o somatório dos exercícios elaborados pelos participantes pode servir de banco de questões para instituição.

* EaD. Curso completo na modalidade ensino a distância.

* Certificados. Os concluintes recebem certificados.

PÚBLICO-ALVO:

Corpo docente das instituições de ensino.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

São trabalhadas as seguintes capacidades cognitivas:

CURSO Competências Cognitivas & Pensamento Crítico

* Analisar: separar um todo (objeto ou realidade) em seus elementos básicos.

* Avaliar: atribuir valor a algo (objeto ou realidade).

* Classificar: distribuir em grupos (categorias, classes ou tipos) um objeto ou mais, por semelhanças.

* Comparar: identificar as semelhanças e diferenças existentes entre dois ou mais objetos.

* Definir: delimitar uma ideia ou objeto, de modo a indicar sua significação precisa e distingui-lo.

* Descrever: apresentar as características ou atributos de um objeto, ideia ou fato.

* Exemplificar: demonstrar algo, promovendo sua confirmação, através da indicação de fatos ou ideias.

* Explicar: tornar algo claro ou inteligível através da identificação de relações de causa e efeito.

* Interpretar: atribuir significado a algo (objeto, ideia ou fato), ou seja, enunciar o que ele representa.

* Sintetizar: combinar elementos diversos ou partes em um todo coerente explicitando a essência.

CURSO Competências Argumentativas & Pensamento Crítico

* Argumentar: defender ideias e posicio­namentos por meio de fatos, outras ideias, princípios e/ou razões lógicas.

* Análise Argumentativa: em processos comunicativos (debates, discursos, textos), extrair argumentos explícitos e implícitos, e decompô-los em elementos básicos (conclusão e premissas).

* Avaliação Argumentativa: avaliar argumentos a partir dos critérios de validade e veracidade.

METODOLOGIA:

*Mídias:
Ambiente Virtual de Aprendizagem elaborado no software MOODLE, textos em formato PDF, interação através de fóruns, mensagens postadas nos fóruns recebidas diretamente na caixa de e-mails.

*Estratégias didáticas:
Exercícios para aplicação do conhecimento na área de interesse do aprendiz, realização de debates através de fóruns de discussão, feedback do professor (orientando a prática e corrigin­do os erros), atividades assíncronas – as tarefas não exigem horários fixos para serem realizadas.

CARGA HORÁRIA:

Cada um dos cursos contém carga horária estimada de 35 horas, dis­tribuídas em leituras e exercícios, ao longo de 7 semanas, exigindo do participante a dedicação de 5 horas semanais.

DOCENTE:

Laênio Loche