Selecionar Idioma

 

4  Atividades

Ÿ  Habilidades Cognitivas em Avaliações: palestra(1h30) e oficina (4h).

Ÿ  Competências Argumentativas em Avaliações: palestra(1h30) e oficina (4h).

Ÿ  

Objetivos

1.  Melhorar o grau de aprendizagem por meio do pensamento crítico e habilidades cognitivas.

2.  Ampliar o índice de acerto na resolução de questões escolares, acadêmicas, do ENADE, do ENEM, de processos seletivos e de concursos públicos, através das capacidades cognitivas.

 

Público-alvo

ŸAlunos universitários e de ensino médio.

 

Conteúdo  Programático:

10  Habilidades  cognitivas  (conteúdo do HCA).

  • Analisar                                       
  • Avaliar
  • ŸClassificar                               
  • Comparar
  • ŸDefinir                                    
  • Descrever
  • ŸExemplificar                               
  • Explicar
  • ŸInterpretar                                 
  • Sintetizar

03  Competências  argumentativas  (conteúdo do CAA).

Os alunos aprimoram as competências da argumentação: argumentaranálise ar­gumentativa avaliação argumentativa.          

 

Procedimento  mental

A apresentação do passo a passo mental de cada habilidade cognitiva
e competência argumentativa.

 

 

EXERCÍCIOS  em QUESTÕES  ENADE,  ENEM  e  CONCURSOS PÚBLICOS

Os alunos utilizam habilidades e competências cognitivas para resolver questões de exames nacionais (ENEM, ENADE e Concursos Públicos).

 

OS  4  Passos  para  Responder  Questões  de  Prova!!

Maior competência dos alunos para resolver provas através dos 4 passos:

   1o Passo: Qual a informação  fornecida?                    

   2o Passo: Qual a informação  solicitada?

   3o Passo: Qual o conhecimento  prévio exigido?

   4o Passo: Quais as operações  mentais requisitadas?

 

 

 

ADAPTAÇÃO  ao  NÍVEL  EDUCACIONAL

Os cursos apresentam duas versões: uma para alunos do ensino médio e outra para alunos universitários.

 

EXERCÍCIOS  em  QUESTÕES  ENADE,  ENEM  e  CONCURSOS PÚBLICOS

Os alunos utilizam habilidades cognitivas e competências argumentativas para resolver questões de exames nacionais:

1. do ensino médio (ENEM, PISA vestibulares) ou;

2. do ensino superior (ENADE e concursos públicos).

 

Metodologia

● Versões. As palestras e oficinas apresentam duas versões: uma para alunos do ensino médio (com ênfase no ENEM) e outra para alunos universitários (com ênfase no ENADE).

● ŸMotivação. Sensibilização e conscientização sobre a importância do uso das habilidades cognitivas para a aprendizagem.

Ÿ     ● Autoexperimentação. Os alunos vivenciam o passo a passo de operações mentais (metacognição). 

Ÿ● Demonstrações. Apresentações ao vivo de como resolver questões de provas através dos 4 passos: infor­mação fornecida, informação solicitada, conhecimento prévio exigido eoperações mentais requisitadas.

Ÿ ● ENEM / ENADE. Análise de diversas questões do ENEM e/ou ENADE, identificando as habilidades cog­nitivas exigidas.

 

 

Informações  Gerais

Ÿ  Tamanho de turma: ilimitado.

Ÿ  Local: in company. 

Solicite um orçamento para sua instituição!

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (45) 3526.3908 / 3528.0296