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Próxima turma: 15 de janeiro a 04 de março de 2018

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     ●    Como estimular os alunos a questionar e pensar por si mesmos?

     ●    Como incentivá-los a raciocinar e argumentar de maneira crítica?

     ●    De que maneira motivá-los para a aprendizagem significativa?

 

 

 

Objetivos

  1. Sensibilizar e instrumentalizar docentes para o uso de ferramentas didáticas desenvolvedoras das com­petências de ensino-aprendizagem e do pensamento crítico.
  2. Elaborar questões no modelo ENADE, ENEM ou Prova Brasil, contemplando as capacidades cognitivas.

 

Público-alvo

Educadores, professores (universitários, de ensino médio, fundamental e infantil), pedagogos, coordena­dores de curso, designers instrucionais, psicólogos educacionais, técnicos em treinamento e todos os pro­fissionais envolvidos com a educação de maneira geral.

 

Conteúdo  Programático

10 Habilidades cognitivas: analisar, avaliar, classificar, comparar, definir, descrever, exemplificar, expli­car, interpretar e sintetizar.

● Procedimento mental. A apresentação do passo a passo mental de cada uma das operações cognitivas.  

● Estratégias didáticas. Para cada habilidade são apresentadas estratégias e técnicas para criar atividades em sala de aula, exercícios extraclasse e questões avaliativas, aplicadas a qualquer conteúdo.

● Aplicações. Exercícios-modelo de diversas áreas (biológicas, humanas, exatas, linguagens) e de diferentes etapas educativas (ensino fundamental, médio e superior).

● ENADE / ENEM / PISA / Prova Brasil. Exemplos de capacidades cognitivas exigidas em questões do ENADE, ENEM, PISA e Prova Brasil.

● Seleção. Critérios para selecionar quais habilidades cognitivas devem ser trabalhadas con­forme o conteúdo de aprendizagem (conceitual, factual, procedimental e atitudinal)a ser ensinado.

 

Metodologia

Criação de 10 atividades por curso. Para cada habilidade é exigida a criação de 1 exercício ou questão avaliativa.

● Customização. Os participantes elaboram as atividades nos conteúdos ou disciplinas que desejam ensinar.

● Feedback. Devolutiva personalizada para cada exercício elaborado (orientação prática e correção de erros).

● Atividades assíncronas. As tarefas não exigem horários fixos para serem realizadas.

● Debates. A realização de debates através de fóruns de discussão.

● Textos. Apostilas para download em formato PDF, com conceitos, procedimentos, exemplos e bibliografia.

 

VÍDEOS  com  DEMONSTRAÇÕES  em  SALA  DE  AULA

Filmes e animações com demonstrações práticas em sala de aula

e elucidação de conteúdos teóricos.

 

Destaques  para  instituições  de  ensino:

Turmas  personalizadas. 

Formação de turmas exclusivas para instituições.

 

PONTUAÇÃO na AVALIAÇÃO  DO  MEC

Melhore ou consolide a pontuação da IES conforme o instrumento de avalia­ção institucional externa do MEC, mais especificamente no EIXO 4 – Polí­ticas de Gestão / 4.1 – Política de Formação e Capacitação Docente.

 

 

BANCO  de  QUESTÕES  PRÓPRIO  ( SIMULADOS  e  AVALIAÇÕES  COLEGIADAS )

Em cada um dos cursos, cada professor-participante produz 10 atividades ou questões de prova relativas às capacidades cognitivas, aplicadas ao conteúdo da disciplina que ministra. Assim, se 50 professores da instituição participa­rem em apenas um dos cursos, ao final de 1 mês e 3 semanas serão 500 ques­tões, compondo um banco de questões. Se 100 participarem, serão 1.000 questões com habilidades e competências cognitivas exigidas pelo ENADE, ENEM, PISA e Prova Brasil. Este material pode servir para avaliações cole­giadas e simulados.

 

Relatórios

As instituições recebem relatório sobre o grau de aproveitamento de cada participante. 

 

Certificados

Os concluintes recebem certificados.

 

 

ENADE  /  ENEM  /  PISA  /  PROVA BRASIL

Exemplos das capacidades cognitivas exigidas em questões do ENADE, ENEM, PISA e Prova Brasil.

 

 

Adequação  aos  Diferentes  Níveis  Educacionais

O conteúdo do curso é adequado a todas instâncias educacionais, desde a educação infantil, passando pelo ensino fundamental emédio, até o ensino superior.

Sinergismo  Metodológico

As estratégicas e técnicas da Didática do Pensamento Crítico podem e devem ser associadas a outros aportes metodológicos (por ex.: estudo de casos, aprendizagem colaborativa, PBL, educação por projetos, recursos multimídia) maximizando os resultados da aprendizagem.

Compatibilidade  Teórica

A Didática do Pensamento Crítico, a partir da aprendizagem integradora, é compatível com diferentes abordagens teóricas educacionais adotadas por pro­fessores ou instituições (modelo de competências, sócio-construtivismo, argu­mentação na escola, aprendizagem significativa, dentre outros).

Carga Horária

O curso contém carga horária estimada de 35 horas, distribuídas em leituras e exercícios, ao longo de 7 semanas, exigindo do aluno a dedicação de 5 horas semanais.

Investimento

Investimento. O valor da inscrição é de R$410,00 por aluno.

Formas de pagamento. Cartão de crédito ou boleto bancário.

Parcelamento. O pagamento pode ser parcelado no cartão de crédito.